CASA CONTAINER

 

Novos tempos sugere novos caminhos – e porque não repensar o jeito de morar?

As Arquitetas e Designers de Interiores Ana Paula Modesto, Débora Oliveira, Helen Coelho e Mayara Guarnieri, em resposta a esta pergunta desenvolveram um projeto de uma residência  de 28,8m² em dois containers.

A ideia de transformar containers em casa começou no início deste século na Inglaterra. Os containers utilizados em transportes de carga tem em média 8 anos de vida útil, após este período são descartados em pátios. No Brasil o reúso de containers para residência teve inicio na última década.

Dentro deste contexto o reaproveitamento  dese material se faz necessário, prevendo a escassez de matéria não renovável no futuro.

Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados dois containers  navais de 20 pés cada, estes foram  implantados  lado a lado para a criação de um módulo   integrado, o que permite a multifuncionalidade do ambiente. Este ambiente único e versátil   será utilizado de acordo as necessidades dos moradores: alimentar, trabalhar, lazer, descanso, higienizar – de maneira simultânea se necessário.

O interior do container  foi pensado de forma a permitir a flexibilidade do uso,  o mobiliário articula – se ao ritmo de vida dos moradores , para que não haja conflitos entre estes, visto que moram em dimensões pequenas e possuem hábitos bem particulares e com possibilidade de receberem família e amigos para visitas e hospedagem.

Articulando em diferentes configurações para atender aos usuários em cada atividade e utilidade do dia , o mobiliário no  período diurno são fechados para permitir que os espaços sejam  alargados para que se tenha uma melhor circulação e facilitando o exercício dos trabalhos ali executados. Já  no período noturno, os espaços de circulação são diminuídos e subdivisões aparecem para configurar os espaços, atendendo as funções noturnas de relaxamento e descanso.

 

Ficha Técnica

Espaços de Morar  –  Residência Mínima

Arquitec – Escola de Artes e Design

Área Construída  : 28,80m²

Data do início do projeto: 2015

Status: Projeto Concluído

| Arquitetura: Ana Paula Modesto, Débora Oliveira, Helen Coelho e Mayra Guarnieri |

 

 

Compartilhe Share on Google+Share on LinkedInShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on Twitter