Novos tempos sugere novos caminhos – e porque não repensar o jeito de morar?
As Arquitetas e Designers de Interiores Ana Paula Modesto, Débora Oliveira, Helen Coelho e Mayara Guarnieri, em resposta a esta pergunta desenvolveram um projeto de uma residência de 28,8m² em dois containers.
A ideia de transformar containers em casa começou no início deste século na Inglaterra. Os containers utilizados em transportes de carga tem em média 8 anos de vida útil, após este período são descartados em pátios. No Brasil o reúso de containers para residência teve inicio na última década.
Dentro deste contexto o reaproveitamento dese material se faz necessário, prevendo a escassez de matéria não renovável no futuro.
Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados dois containers navais de 20 pés cada, estes foram implantados lado a lado para a criação de um módulo integrado, o que permite a multifuncionalidade do ambiente. Este ambiente único e versátil será utilizado de acordo as necessidades dos moradores: alimentar, trabalhar, lazer, descanso, higienizar – de maneira simultânea se necessário.
O interior do container foi pensado de forma a permitir a flexibilidade do uso, o mobiliário articula – se ao ritmo de vida dos moradores , para que não haja conflitos entre estes, visto que moram em dimensões pequenas e possuem hábitos bem particulares e com possibilidade de receberem família e amigos para visitas e hospedagem.
Articulando em diferentes configurações para atender aos usuários em cada atividade e utilidade do dia , o mobiliário no período diurno são fechados para permitir que os espaços sejam alargados para que se tenha uma melhor circulação e facilitando o exercício dos trabalhos ali executados. Já no período noturno, os espaços de circulação são diminuídos e subdivisões aparecem para configurar os espaços, atendendo as funções noturnas de relaxamento e descanso.
Ficha Técnica
Espaços de Morar – Residência Mínima
Arquitec – Escola de Artes e Design
Área Construída : 28,80m²
Data do início do projeto: 2015
Status: Projeto Concluído
| Arquitetura: Ana Paula Modesto, Débora Oliveira, Helen Coelho e Mayra Guarnieri |